Blog do pediatra: nariz congestionado e bronquite alérgica

Nome: Larissa
Pergunta: Oi Dr. existe bronquite alérgica? Fui no médico e ele me disse que meu bebê de 8 meses tinha bronquite alérgica. Meu bebê está bem resfriado, com muita tosse. Meu marido tem bronquite. O senhor acha possível que ele tenha bronquite também? Se existe, o que é bronquite alérgica?

Larissa, no passado falava–se muito em “bronquite alérgica”, quando a criança apresentava alergia respiratória, localizada nas vias aéreas inferiores (brônquios); atualmente usamos mais falar em “asma” ou asma brônquica. Crianças nessa idade são rotuladas de “lactentes chiadores”. No seu caso, como seu marido é alérgico, tem a dita “bronquite”, seu filho tem grandes chances de ter herdado a alergia respiratória dele, mas pode não ser asma, pode ser rinite, pode ser sinusite. Eu te aconselharia a buscar uma segunda opinião, algum médico com experiência em doenças alérgicas , ou em alergia respiratória. Confirmada a alergia, deve-se iniciar um tratamento específico, para conter as crises e previnir novas crises. Algo que eu já escrevi várias vezes e repito: faça a profilaxia ambiental em casa, é algo simples e pode ser de grande valia para minimizar a ocorrência de crises alérgicas. Essa profilaxia já foi citada nesse blog tempos atrás (clique aqui para conferir).

Nome: Juliana
Pergunta: Tenho uma filha de 7 meses, e após ter tomado a vacina de Pneumo no mês de maio ela teve uma reação muito forte com sintomas de gripe e teve bronquiolite. Desde então a respiração dela nunca mais foi a mesma, ela fica sempre com um chiado no nariz e super congestionado. Durante o dia e a noite faço inalação em casa mas não adianta nada. Já não sei mais o que devo fazer. O pediatra dela passou o xarope Desalex e Predisim durante as crises, pois vira e mexe o peito começa a ficar cheio também. Levei ela essa semana em um otorrino e ele me disse que ela pode ter refluxo e que o quadro de alergia respiratória ele descarta pelo fato dela ser muito pequena. Qual é a sua opinião? O que é bom para descongestionar o nariz dela?

Juliana, primeira dica: troque de otorrino! Posso estar sendo antiético, mas crianças nessa idade têm alergia respiratória sim! Eu concordo que o refluxo pode atrapalhar quadros respiratórios. Existem muitos “lactentes chiadores” que são tratados como alérgicos e tem na verdade refluxo, não diagnosticado pelo pediatra ou não investigado por ele. No refluxo a criança tem uma história mais antiga, de cedo normalmente. Geralmente regurgita após as mamadas, ou tem um ronco respiratório desde novinho, desde bebezinho. Se o seu caso aconteceu após a vacina, se houve essa coincidência, eu apostaria que ela adquiriu uma infecção de vias respiratórias (IVAS). A vacina pode ter rebaixado a resistência da sua bebê, ela contraiu essa IVAS e ela pode ter cronificado, ou seja, o que o pessoal antigo refere como “gripe mal curada”, ou seja, sua filha pode estar com uma Sinusite que não está tendo um tratamento correto. É só uma hipótese, mas pode ser a resposta para o problema. Muitos otorrinos alegam que as crianças pequenas ainda não têm os seios da face totalmente formados, ou seja, totalmente aerados, eu concordo, isso é verdadeiro, mas os seios da face já iniciaram sua formação, principalmente os maxilares e etmoidais, e eles podem sim albergar secreções contaminadas por bactérias, causando sinusite nos bebês. Para você ter uma idéia, há casos de crianças, que quando muito “gripadas” remelam o olho, soltam secreção amarelada ou esverdeada pelos olhos, muitos pediatras relatam conjuntivite nesses casos, mas na verdade quando um olho só está remelando, sem hiperemia de esclera ou de pálpebras, a criança não está com conjuntivite e sim com olhos secretivos. A congestão nasal e facial pode ser tamanha, que “sobra catarro até para os olhos”. Há casos de sinusites mal conduzidas em que a secreção passa pela tuba auditiva, vai até o ouvido e pode romper o tímpano ! O ouvido pode vazar pela sinusite, portanto é uma patologia que deve ser muito bem conduzida e tratada. Juliana, eu buscaria uma segunda opinião, ou de um bom pediatra ou de um outro otorrino. Algo que você pode sempre fazer é lavar as narinas com solução fisiológica e fazer inalação com a mesma solução. Evite usar corticóides (Prednisolona citada por você) sem orientação médica.

Siga-nos

4 comentários para “Blog do pediatra: nariz congestionado e bronquite alérgica

  1. Bom dia doutor,

    Meu filho te 9 meses, e a 2 meses ele apresenta um quadro de muita secreção nasal, a um mês ele piorou, começou a ter febre e manchas no corpo, levamos a vários pediatras, que alegavam alergia alimentar, levamos a um alergologista, foi feito exames de sangue, no qual ele apresentou alergia ao leite de vaca, trocamos o leite, tomou antibiotico e presidim, estava melhorando, a dois dias ele voltou a ter muita secreção e febre de até 39°c, levamos ao pediatra novamente, foi feito nova radiografia do pulmão e da face onde não foi encontrado nada, voltamos com o antibiotico e com o predisim, mas não sei ainda de onde esta vindo tanta secreção nasal densa e esverdeada.

  2. Boa tarde …. minha filha de 1 aninho está gripada e seus olhinhos estão começando a remelar é normal ? ela está fazendo uso de dexametasona elixir e carbocisteína … pode ser alguma reação também ? desde já agradeço….

  3. O ar das grandes metrópoles, além da poluição tem muitos poucos íons para combater vírus, fungos e ácaros, afetando a saúde de crianças, idosos, gestantes, hipertensos e cardíacos e todas as pessoas que sofrem de alguma alergia respiratória. Tente colocar um bom purificar de ar nos quartos e verá como você e a sua família poderá respirar, relaxar e dormir melhor a noite. Procure um purificar que tenha o filtro HEPA, o mesmo utilizado em centros cirúrgicos e que consegue reter até 99,7% das impurezas acima de 0,3microns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete + = 11

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>