Blog do pediatra: nariz entupido

Nome: Rafaela Veloso
Pergunta: Boa noite!
Tenho um bebê de 1 ano e 7 meses, que vive com o nariz entupido, dificultando sua respiração, principalmente na hora de dormir. Ele usa Salsep e toma Abrilar xarope. Resumindo: levei ele em outra pediatra, que solicitou um raio X, que acusou Adenóide (eu também tenho) e uma possível rinite. Ela passou BUDESONIDA por 2 meses e encaminhou ao otorrino. Agora a pergunta: o ar condicionado é ruim pra quem é alérgico?

Rafaela, realmente seu filho deve ter uma tendência alérgica. As crianças que tem rinite alérgica podem ter aumento ( hipertrofia) da adenóide, principalmente se a rinite está descompensada, ou seja, rinite não adequadamente tratada. Você deve mesmo passar com otorrinolaringologista, ele irá definir o melhor tratamento para a rinite dele e conduzir o aumento da adenóide. Nem todos os casos são cirúrgicos, mas quem define isso é o otorrino. Algo que você deve fazer sempre é uma prevenção para alergia no ambiente na qual a criança vive. Essa prevenção já foi citada aqui no blog como profilaxia ambiental das doenças respiratórias. Você me questionou sobre o ar condicionado, se ele é ruim para os alérgicos, na minha concepção, o ar condicionado é melhor que o ventilador, pois o ventilador “sacode a poeira do ambiente”, mas com o ar condicionado você deve sempre limpar o filtro e colocar algo para umidificar o ambiente, pois o ar ambiente fica muito seco e prejudica ainda mais quem é alérgico. Coloque um balde, uma bacia de água no quarto, toalhas molhadas, etc.

Nome: Fernanda Albarran
Pergunta: Meu bebê tem 10 meses e há 3 dias está com uma tosse seca, mas apenas quando está dormindo o nariz fica um pouco entupido e ronca também. Já passei em vários pediatras e ele já tomou vários xaropes e não adianta. Sempre vai e volta esses sintomas. O que pode ser???

Fernanda, esse tipo de tosse (seca), mais noturna, tem provável causa alérgica, como já citado nas respostas anteriores. Fique atenta, principalmente se seu bebê está tomando muito leite ou se ele mama muito deitado, esses dois fatores costumam provocar crises de tosse ou intensificar um quadro alérgico. Algo também já citado e que pode auxiliar: coloque algo que possa umidificar o ambiente e que o faça de forma natural, como uma balde ou uma bacia de água no quarto que o bebê dorme. Uma atitude que também pode ajudar: inalação com solução fisiológica e umidificar as narinas com solução fisiológica, várias vezes ao dia.

Nome: Simone
Pergunta: O que eu passo no nariz do meu filho de 1 ano e 3 meses. Durante a noite fica congestionado, somente à noite. Por favor, me ajude eu morro de pena de ver ele querendo dormir e não consegue.

Simone, essa semana as perguntas foram quase semelhantes, provavelmente pelas mudanças no clima, o caso do seu filho deve ser bem estudado. A obstrução nasal é uma queixa freqüente na nossa prática diária, ela pode ocorrer por vários fatores, crianças alérgicas apresentam mais obstrução que as não alérgicas. Você já conversou com seu pediatra? Ele pode ter uma hipertrofia de adenóide, algo relativamente comum e que dificulta e muito a respiração nasal da criança, principalmente ao deitar. O ronco noturno também costuma ser sintoma presente. Crianças com refluxo gastro – esofágico também tem uma respiração mais ruidosa e dificultosa ao deitar. O que eu falei para a Fernanda também é válido no seu caso: umidifique o ambiente de forma natural, abuse de solução fisiológica nasal e inalação com a mesma solução, não havendo melhora a situação do seu filho deve ser mais bem avaliada.

Siga-nos

6 comentários para “Blog do pediatra: nariz entupido

  1. Olá ,estou de volta!
    Dr.gostaria de saber qual exame é feito para diagnosticar intolerência/alergia a lactose?o meu bebê tem ,ele não pode consumir nada com leite :ele se alimenta normamelmente e ainda mama,pretendo manter…Fico muito confusa sobre a diferença entre Il ou Al,já procurei alguns pediatras ,mas eles nunca me esclarecem.Na verdade,ele manifestou reação por 3 vezes:A 1,ele tava com menos de 1 ano .foi quando dei danoninho a ele ,ficou com algumas urticárias,um pouco de dificuldade para respirar ,teve q tomar adrenalina ,foi um desespero …A médica falou q seria uma alergia ao corante .Daí depois de um tempo,ainda menor de 1 ano iniciei papinha de mucilon com leite,meu Deus essa foi a pior, os olhos do meu filho incharam,ele coçava muito,chorava , dificuldade para respirar,tomou adrenalina, polaramine,passamos a noite no hospital .dai veio a confirmação de alergia a lactose ,mesmo sem exames.Quando foi na páscoa desse ano, tiramos fotos dele com o bendito ovo de páscoa ,foi no q deu .hospital novamente,graças a Deus,dessa vez foi mais leve ,só o olho d irritado com prurido e o pescoço coçando ,foram as piores experiencias da minha vida …Não sabíamos q ele não podia pegar , a médica não falou nada a respeito ,o q ela me falou foi q eu e ele não podíamos comer nada com lactose.mas tbm não disse sobre leite de soja e etc… ,ele ainda é bom q mama e eu? já vai fazer 1 ano q eu não como nada com lactose,cheguei a tomar leite de soja ,mas fiquei com medo de prejudica lo e parei .sem dúvidas faço qualquer sacrifício pelo meu pequeno!A informação é muito importante,por issso vivo pesquisando sobre o assunto, tanto q lí vários relatos de crianças com intolerancias /alergias bem mais fortes q a dele e tomam leite de soja há alguns anos .Então queria muito fazer um exame ,q diagnosticasse o q ele tem e se pode tomar soja .pois não quero ficar fazendo experiencias…sou totalmente a favor da amamentação e continuarei amamentando ,mas poder reversar no lanchinho, um mingau… Desculpas por fugir do tema abordado e por ter me excedido no comentário,mas adorei o site e principalmente a forma como o senhor explica,com muita clareza. aguardo anciosa a sua resposta, desde já agradeço!

  2. ALGUÉM SABE O QUE POSSO FAZER PORQUE ESTOU COM FEBRE, DOR DE CABEÇA E NARIZ ENTUPIDO E O NARIZ ENTUPIDO ESTÁ DIFICULTANDO A RESPIRAÇÃO DO MEU NARIZ.o QUE POSSO FAZER?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 2 = três

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>