Blog da psicóloga: como fazer pra criança dormir no seu próprio quarto?

Nome: Alessandra
Pergunta: Como faço pro meu enteado dormir no quarto dele? Desde os 2 anos ele dormia com o pai e agora que casamos ele não dorme no seu quarto. Meu marido tem que dormir com ele no quarto, mas de madrugada ele vai para o nosso quarto. O que eu faço?

Olá, Alessandra! Não sei bem ao certo a idade de seu menino, mas para evitar futuros prejuízos emocionais, é necessário que ele possua um espaço definido e que respeite o espaço dos pais. Esses limites vão refletir no desenvolvimento psicossexual desta criança. É fundamental ambientar ele no seu quarto e criar o hábito de dormir sozinho. Seu marido (ou você) pode dar o suporte necessário antes do menino dormir contando historinhas, pois para ele, dormir é entrar em um mundo desconhecido e por isso precisa de apoio e proteção; mas quando ele acordar no meio da noite, a mesma postura deve ser tomada. Seu esposo precisa levá-lo de volta ao quarto até fazê-lo dormir novamente e continuar cada um no seu espaço. Essa delimitação de espaço físico (cada um no seu quarto) vai influenciar na delimitação de espaço na relação de vocês que é vital para o bom desenvolvimento da personalidade da criança.

Siga-nos

7 comentários para “Blog da psicóloga: como fazer pra criança dormir no seu próprio quarto?

  1. Passo por esta mesma situação com minhas 2 filhas uma com 3 anos e a outra com 1 ano e meio, só que no nosso caso, elas ainda ñ tem o proprio quarto tem sim suas camas, mas nem nas caminhas elas querem durmir, dormem conosco na nossa cama! O que devo fazer, como devo agir com elas??? Por favor nos ajudem!

  2. Tenho o mesmo problema com meu filho. Ele tem 6 anos, no inicio até dormia em seu quarto, mas agora nao tem quem o faça..Qando ele adormece no nosso, passamos para o seu, na madrugada ele acorda e passa para o nosso.O problema que, estando tao cansados as vezes nem sentimos quando ele vem à nossa cama.Com isso nao retornamos para sua caminha..

  3. Tbm passo por isso com a minha filha de 5 anos e isso que a dra. escreveu no final é totalmente certo, pois minha filha acha que sou so dela, meu marido não pode nem chegar perto, não pode me abraçar, me beijar e muito menos deitar do meu lado, ela dorme no meio rsrsrs.

  4. Boa noite!! Lendo o depoimento de vocês estava me vendo na mesma situação, mas que foi resolvida depois de muita conversa, minha filha tem cinco anos e sempre teve o espaço dela, depois que ela contraiu o virus H1N1, eu a coloquei na minha cama por uma noite, pois a febre era muito alta, e fiquei com medo, bastou apenas uma noite, mas como sempre resolvemos na base do dialogo, passavamos horas conversando e ela entendeu que o quarto dela era só dela, que o papai chega cansado do trabalho quer o espaço dele, e eu também queria dormir melhor sem contar que nem ela dormia bem, com isso todos os dias martelando na cabecinha dela, agora fazem uns tres meses que dorme em seu quarto sem aparecer no meio da noite na minha cama. Conversando tudo se resolve, mas precisa mostrar que para elas também tem resultado bom.

  5. Boa tarde, tbem passo pelo mesmo problema, meu filhos um de 7 e o outro de 2 não dormem no quarto deles de jeito nenhum. No começo pensei que com a chegada do irmãozinho o mais velho fosse dormir no quarto dele, mas estou vendo que alem de não dormir no quarto dele tbem acaba levando o irmãozinho para dormir comosco.

  6. eu passo pelo mesmo poblema tenho um filho de 5 anos tem o quarto dele mas não dorme sozinho fico cansada pos dorme no meio de mim e o pai fica muito apertado poto ele p/ la mas chora muito fico com pena e ele volta o que eu faso?

  7. Oi gente estou passando pelo mesmo problema so que o meu pequenino tem apenas 49 dias so que eu nao durmo fazem exatamente 49 dias ele so dorme na nossa cama e o meu marido dorme na rede e eu depois que faco ele dormir vou pra outro quarto pois ele geme a noite toda e se eu ficar ouvindo nao durmo.
    Agora quero acostuma-lo no seu quarto e nao sei como fazer se alguem souber me dá uma ajuada rsss…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 − três =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>