Blog do pediatra: tosse, gripe e nariz congestionado

Nome: Maria Ribeiro Corbanezi
Pergunta: Minha filha tem 1 ano e 3 meses e desde que foi para a escolinha com seis meses, vive com tosse, todo mês. Fico até preocupada, antes eu me estressava mais, agora percebo que faz parte.
Segundo o pediatra dela, ela tem bronquite, mas ela nunca teve crise, só tem a tosse, ás vezes com catarro e ás vezes meio alérgica.
É normal ficar tanto tempo com tosse? Ela não tosse todo momento, ás vezes é pela manhã (a hora que acorda, depois que mama),  um pouco de tarde e um pouco a noite (a parte mais crítica é de manhã).

Maria, isso acontece com frequência, quando a criança inicia freqüentar escolinha, em várias situações, tanto pelo contato com mais crianças, pela friagem que a criança pega ao se deslocar para a escola, a friagem a qual é submetida na própria escola, facilita o surgimento dessas “gripes” que insistem em aparecer. Muitas dessas situações são na verdade quadros alérgicos, as chamadas “gripes alérgicas”, nas quais a criança vive com o nariz escorrendo e com tosse. Um agravante para essa situação é deixar a criança mamar deitada ou a criança consumir excesso de leite, que piora e muito os quadros alérgicos. A situação da sua filha deve ser bem estudada, pode realmente ser “bronquite”, mas pode ser rinite alérgica, pode ser sinusite … o que eu costumo aconselhar: evite colocar seu filho precocemente em escolinhas, evite mamar deitado, evite excesso de leite, faça uma boa profilaxia ambiental em sua casa para prevenção de doenças alérgicas ( já citado nesse blog ).

Nome: Mariluci
Pergunta: Dr, meu bebê tem 9 meses e ele não sara de uma gripe. Levei ele na pediatra  e ela receitou um xarope chamado TORANTE. É fitoterápico, acalma um pouco, mas não sara. Eu moro num apartamento no último andar e o lugar é muito gelado, não sei se isso influencia. É normal nessa época as crianças ficarem assim? Ele nem tomou a injeção da gripe ainda, tenho medo de dar a injeção e ele piorar. O que devo fazer?

Mariluci, parece mais um caso alérgico, como o da filha de Maria, da pergunta anterior à sua. Quando uma gripe demora muito a sarar temos que pensar em outras hipóteses, a principal delas pode ser uma complicação alérgica, que perpetua os sintomas de uma gripe. Outra possibilidade seria uma sinusite que não está sendo corretamente tratada e fica a impressão daquela gripe que não sara, ela melhora e depois volta a piorar. Fique atenta em sintomas como secreção nasal amarelada ou esverdeada, saída de secreção pelos olhos (olhos remelando). Você disse que mora num local gelado, isso também influencia, a friagem ou o choque térmico podem agravar a qualidade de vida de quem tem tendências alérgicas. Tente ouvir a opinião de um segundo pediatra, que sabe ele não consegue um tratamento melhor para o seu caso.

Nome: Patricia
Pergunta: Minha filha tem 5 meses e o nariz dela vive chiando, congestionado, o que posso fazer? Como posso melhorar sua respiração? Uso um remédio chamado fluimare, receitado pelo pediatra dela, mas ás vezes não resolve. Posso começar algum tratamento com ela? Qual seria a melhor indicação?

Patrícia, parece que o clima frio dessa semana fez com que muitas crianças apresentassem sintomas respiratórios, que foram temas das três primeiras perguntas. Quando um bebê, como no seu caso (5 meses) apresenta ruído respiratório várias hipóteses devem ser levantadas, a partir daí julgar qual seria a mais provável e buscar um tratamento específico para ela, para ver se resulta em melhora na respiração do bebê. A entrada de ar pelo nariz dos bebês é pequena, e qualquer obstrução nesse trajeto, mesmo que mínima pode provocar ruído respiratório, ou “chiado”. O Fluimare que você está usando é uma solução fisiológica, a base de sal marinho, é uma fórmula muito boa, eu costumo recomendar aos meus pequenos também, mas cada caso é um caso. Geralmente as causas de ruído respiratório são mais profundas, não obstrução na porção inicial do nariz. Algo que já citei várias vezes e ínsito em dizer, não deixe seu bebê mamar deitado, isso piora a respiração e facilita acumulo de secreção na via aérea superior, além de possível prejuízo aos ouvidos. Um refluxo gástro-esofágico pode estar ocorrendo e não diagnosticado e tratado pode também tornar seu filho um “lactente chiador”. Uma terceira possibilidade seria uma obstrução ao fluxo de ar na via nasal, como uma hipertrofia de cornetos nasais ou hipertrofia de adenóide. Converse sobre isso com seu pediatra e veja se ele não considera necessária uma visita a um otorrinolaringologista.

Lembre-se: a dica do pediatra Klin não substitui uma consulta ao seu médico, ok? Envie a sua pergunta clicando aqui.

Siga-nos

5 comentários para “Blog do pediatra: tosse, gripe e nariz congestionado

  1. meu filho tem crise de bronquite frequentemente, a pediatra disse que seria por causa do leite.?????, ela falou que criança que mama deitado corre o risco do leite ir para o pulmao, face e o canal auditivo, por isso inflama e ocorre a bronquite e outros fatores….por isso se meu filho nao deixasse de mamar madeira deitado ele nunca iria ficar bom de vez…issso e verdade ?????

  2. Bom dia Dr.ª, minha filha de 01 ano e 09 meses não melhora de uma tosse que eu e o pediatra achamos ser alergica. Ele agora me indicou tirá-la da escola o que não quero fazer. Gostaria de saber o que devo fazer na hora da crise de tosse que só acontece a noite, o que posso fazer para ajudá-la. Ele disse q não adianta passar antibiotico pois ela tem uma melhora e logo após começa tudo novamente. Me ajuda!

    • Eu tenho uma filha de 1 ano e meio, sempre tem crises de tosse, comecei a dar xarope de guaco (caseiro mesmo), e melhorou muito, levei ela tambem num pneumologista infantil, aonde fez um tratamento com sigular baby.Amenizou um pouco o problemas, mas as vezes ela ainda tem crise.

  3. Minha filha tem 1a e 10 meses e vive doente o peditra mas o otorrino fala q alergico,ela já fez ate cirurgia tirou as amidulas e adenoide,mas é só mudar o tempo ela fika tossindo e aquela secreçao saindo do nariz ,ela toma antibiotico quase todo mess por causa desse catarro q desse do nariz pra garganta mas mess assim nao está adiantando,ela vive tomando anti-lergico,desalex,celestamine,dexametasona,..enfim nd adianta to fikando doida,me ajudam !!

  4. Meu filho tem 9 meses esta tossindo e com nariz entupido ,e nao quer comer ,so esta tomando liquidos,preciso de orientacao para tratamento rapido ,so consegui marcar consulta para quinta feira.obrigado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


cinco − 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>