Blog da psicóloga: como fazer para o filho parar de mamar?

Nome: Gabriela
Pergunta: Olá Dra. Gisele. Minha filha Manuela tem fez 2 anos e estou tentando tirá-la do peito. Ela está chorando muito, digo a ela que o “tetê” estragou mas mesmo assim ela quer mamar. Está sendo muito difícil ficar vendo o sofrimento dela, estou sofrendo junto, mas estou decidida a não dar mais e preciso de ajuda para não desistir. Obrigada.

Olá, Gabriela! A decisão de parar de amamentar é muito mais da mãe do que da criança. Essa é uma fase em que o bebê abre mão de muitas coisas e que essa troca é um dos últimos vínculos físicos que tem com a mãe. A criança precisa ver algum lucro em abrir mão desse vínculo que é a troca de afeto e a dependência física da mãe.

A partir desse momento, o bebê passará a viver independente da nutrição que “só a mãe pode dar”. Dentro dessa ótica, se torna ainda mais difícil para a mãe esse processo. O que é preciso se dar conta é que essa criança já vive independente dessa nutrição e que essa necessidade já se tornou ilusória, já que ele não depende mais dessa nutrição para sobreviver e essa troca, baseada numa certa dependência, deve ser substituída por uma troca de afeto que vai nutrir a Manuela de outra forma. Deixe os nutrientes para uma alimentação balanceada e ao dar o peito, dê muito amor e segurança para sua menina.

Nome: Renata Santos Tupinambá
Pergunta: Não sei mais o que fazer para minha filha parar de mamar. Ela tem 1 ano e 7 meses e mama a madrugada toda. Não consigo dormir direito. Quando chega a manhã estou mais cansada do que quando fui dormir e também quero colocá-la para dormir na cama dela mais não estou conseguindo porque ela acorda a todo momento para mamar. O que faço, já que durante o dia ela não mama tanto assim?

Olá, Renata! O desejo e a iniciativa do desmame deve partir da mãe. Para isso é necessário muita coragem. O filho sempre vai resistir, mas se for encaminhado com segurança/certeza na ação da mãe, tudo ficará mais fácil.

A sua filha vai sentir os efeitos do desmame como rompimentos de várias ilusões que possui e por isso a dificuldade de encarar essa realidade nova que se aproxima.

Além disso, essa é uma das últimas etapas do desenvolvimento infantil dela e nessa fase estará se “desprendendo definitivamente” da mãe. Isso não é verdade, mas o que temos de realidade nessa situação é o fato de que a criança começa, pela primeira vez em sua história, a viver livre do corpo da mãe e presa apenas pelo afeto e não pela necessidade.

Na maioria das vezes isso é o que mais assusta mães e bebês. Sendo assim, quanto maior a segurança de um amor incondicional da mãe para a criança, maiores as chances dela aceitar essa mudança de rotina.

Conversar muito e mostrar todo o seu afeto se doando sob novas formas para essa adaptação podem ajudar muito nessa fase de vida de vocês duas. Não se culpe… Desmame gradativamente e fique tranquila quanto ao desenvolvimento do seu bebê.

Lembre-se: as dicas da psicóloga Klin não subtituem uma consulta médica. Visite um especialista! Clique aqui para enviar a sua pergunta.

Siga-nos

3 comentários para “Blog da psicóloga: como fazer para o filho parar de mamar?

  1. Sou completamente a favor do desmame natural e a única coisa que discordo do que foi dito na entrevista é que o desmame só depende da mãe. O desmame também depende do bebê, é uma escolha entre ambos. Precisamos também respeitar a vontade do nosso bebê, porque não? Meus dois filhos mamaram até os dois anos e meio e desmamaram naturalmente, sem traumas e seguros.

  2. Realmente é quando o vínculo emocional com a mãe vai ficar mais forte que o vínculo da necessidade de alimentacão. Não achei nada fácil fazer o desmame da minha pequena, pois em parte eu queria ela grudadinha em mim o tempo todo, mas, para minha surpresa e grande alegria, ficamos ainda mais grudadas!
    Quando vocês encontrarem a melhor hora, consiguirão fazer o desmame!!
    Beijocas.

  3. nao sei o que fazer pra minha filha parar de mamar,pois ela ja tem 1ano e 8meses e nao parou de mamar ainda.E o pior de tudo è que ela nao toma leite de jeito nenhum,ate ja tentei misturar leite com varias coisas mas nao hora que ela percebe que è leite nao bebe.O que faço pra ela para,me da uma dica me ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


oito − = 5

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>