Blog do pediatra: orelhas, rinite e sinusite

Nome: Patrícia
Pergunta: Olá! Minha filha tem 4 meses e nasceu com uma orelhinha diferente da outra, uma pra fora outra pra dentro. Tem como fazer uma cirurgia pra ficar igual?

Patrícia, existe sim cirurgia corretiva, geralmente é feita cirurgia corretiva para “orelha em abano”; mas você deve levar sua filha para uma avaliação com cirurgião plástico, para ver se realmente a cirurgia é necessária e em que época seria melhor fazer a correção. A correção deve ser feita antes da idade escolar, ou antes da criança iniciar a frequentar  a escola, pois vai acabar sofrendo com as brincadeiras e piadinhas dos colegas (bullying).

Nome: Kivia
Pergunta: Meu filho tem 2 anos e os médicos que o examinam dizem que ele tem rinite alérgica. Acontece que todo mês, literalmente, ele tem crises que acabam sempre com um vazamento de secreção em um de seus ouvidos. E para meu desespero eles sempre receitam antibióticos. Tenho medo, pois acho que é muito frequente o uso desses para uma criança tão pequena. Então doutor, o que acha? Me dê outra alternativa menos prejudicial. Como devo tratá-lo? Um abraço, Kyvia.

Kivia, seu filho pode sim ter rinite alérgica, mas isso não explicaria o fato do ouvido deve “ficar vazando” praticamente todo mês. Eu te aconselharia urgentemente trocar de médico, trocar de pediatra. Procure outras opiniões, e logo!

Quando o ouvido da criança está “vazando” líquido, é um sinal que a membrana timpânica (tímpano) está perfurado e este líquido pode ser oriundo do próprio ouvido (pus por exemplo, no caso de uma infecção do ouvido médio, ou até mesmo secreção da orofaringe, que penetraria no ouvido por uma comunicação que existe: a tuba de Eustáquio; ou seja, pode estar saindo leite pelo ouvido dele ! Portanto, primeira dica: NÃO DEIXE SEU FILHO MAMAR DEITADO, pois dessa forma, com o movimento de sucção deitado, pode facilitar do leite penetrar pela tuba auditiva ( Eustáquio ), fazer pressão no tímpano e acabar rompendo o mesmo. Acaba virando um ciclo vicioso, enquanto você não bloquear a causa, o  ouvido vai continuar vazando, ai antibiótico não faz milagre…

Rinite alérgica é um tipo de alergia respiratória, na qual a criança apresenta: prurido nasal     ( coceira no nariz ), rinorréia aquosa ( “nariz escorrendo água” ), espirros freqüentes, as vezes prurido ocular, geralmente desencadeado por estímulo, ou “gatilho”, como poeira, ácaro, odor forte, mudança de temperatura ou umidade, contato com pêlo de animais … Resumindo, seu filho precisa ser melhor avaliado, ou por um bom pediatra ou por um otorrinolaringologista.

Nome: Adriana
Pergunta: Boa tarde Dr Alexandre. Minha filha tem 4 aninhos e tem sinusite crônica. Faço as profilaxias, já fiz tratamento com otorrino e mesmo assim ela continua tendo crises a cada mês. Ela toma os remédios fica ótima  e depois de umas 2 ou 3 semanas começa tudo de novo: febre, dor na testa, na barriga, dor no ouvido, tosse e nariz congestionado, não sei mais o que fazer. Por favor me ajude.

Adriana, a sinusite é mais frequente do que você imagina nas crianças, é que na maioria dos casos é pouco diagnosticada pelos pediatras, que em sua maioria tratam como “gripes, gripes fortes …” No caso da sua filha, você já está no acompanhamento correto, que seria com otorrinolaringologista. Já foi citado aqui no nosso blog a profilaxia ambiental das doenças respiratórias, que é algo para sempre ser posto em prática. Uma dica que eu posso te dar, que serve para muitas outras mães que prestigiam nosso blog: evite deixar sua filha mamar deitada, isso é muito prejudicial, principalmente para quem tem tendência a sinusites de repetição. Outra dica: evite consumo excessivo de leite, isso também prejudica, pois o leite é um potencial alérgeno. Na idade dela, consumir leite 3x ao dia já está bom, 200 ml por mamada, total de 600 ml ao dia. Não adianta tratar as sinusites com antibióticos se a causa da repetição dos quadros não for elucidada.

Lembre-se: a dica do pediatra Klin não substitui uma consulta ao seu médico, ok? Envie a sua pergunta clicando aqui.

Siga-nos

6 comentários para “Blog do pediatra: orelhas, rinite e sinusite

  1. Minha filha de 9 anos começou a ter uma febre muito alta a duas noites, depois dessa febre o ouvido dela começou a doer e escorrer um líquido pegajoso de seu ouvido.O que será? É grave? Não tenho plano de saúde e está dificil a achar médico pelo sus, devo correr para um hospital particular?

  2. Meu filho tem 2 anos e esta há 4 meses com o nariz escorrendo, já levei ao pediatra ele já passou vários remédios, e nada faz com que essa coriza pare, o que eu faço? O que pode ser feito?

  3. Tratamento
    Na maioria das vezes a infecção de ouvido é causada por bactérias e é necessário tratá-la com antibióticos. Os antibióticos variam conforme o tipo de bactéria envolvida. Em geral eles são dados por via oral, por um periodo de 10 dias e é preciso fazer um exame otoscópico de controle para se ter certeza de que a infecção se curou. Para a dor são receitados analgésicos, ou mesmo compressas de panos quentes colocadas sobre o ouvido.
    Prevenção
    Sem dúvida, a medida número um para prevenir a infecção de ouvido, principalmente em crianças de é colocá-las na posição semi-sentadas ou segurá-las no colo quando forem amamentadas. Jamais deixe sua criança no berço sozinha deitada com a mamadeira. Isso não só pode provocar infecção de ouvido com ela poderá aspirar o leite, provocando sérios problemas respiratórios.
    Quando a criança estiver resfriada, se já for maior, faça com que ela assoe o nariz frequentemente, para que catarro não fique acumulado na parte de trás da garganta. Nas crianças menores, podem ser usados os aspiradores nasais de borracha, facilmente encontrados em farmácias e lojas de artigos para bebês.

  4. Oi,por favor me ajude meu filho tem 3 aninhos está tendo uma febre muito alta já a uns dois dias e está com muitas dores no ouvido começou a sair um liquido dos dois ouvidos e agora o que faço?

  5. Oi Minha filha está com febre de 38,5 e a noite 39,0ºC faz dois dias, e agora está reclamando de dor na testa, está com o nariz congestionado também, levei ao pediatra ontem e disse que era virose, mas será que não pode ser sinusite?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 6 = dois

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>